sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Agentes Modeladores do Relevo


Agentes Modeladores do Relevo


Tectonismo

O tectonismo, também conhecido por diastrofismo, consiste em movimentos decorrentes de pressões vindas do interior da Terra, agindo na crosta terrestre. Quando as pressões são verticais, os blocos continentais sofrem levantamentos, abaixamentos ou sofrem fraturas ou falhas. Quando as pressões são horizontais, são formados dobramentos ou enrugamentos que dão origem às montanhas. As conseqüências do tectonismo podem ser várias, como por exemplo a formação de bacias oceânicas, continentes, platôs e cadeias de montanhas.

Vulcanismo

É a ação dos vulcões. Chamamos de vulcanismo o conjunto de processos através dos quais o magma e seus gases associados ascendem através da crosta e são lançados na superfície terrestre e na atmosfera. Os materiais expelidos podem ser sólidos, líquidos ou gasosos, e são acumulados em um depósito sob o vulcão, até que a pressão faça com que ocorra a erupção. As lavas escorrem pelo edifício vulcânico, alterando e criando novas formas na paisagem. A maioria dos vulcões da Terra está concentrada no Círculo de Fogo do Pacífico, desde a Cordilheira dos Andes até as Filipinas.

Abalos sísmicos ou terremotos

Um terremoto ou sismo é um movimento súbito ou tremor na Terra causado pela liberação abrupta de esforços acumulados gradativamente. Esse movimento propaga-se pelas rochas através de ondas sísmicas (que podem ser detectadas e medidas pelos sismógrafos). O ponto do interior da Terra onde se inicia o terremoto é o hipocentro ou foco. O epicentro é o ponto da superfície terrestre onde ele se manifesta. A intensidade dos terremotos é dada pela Escala Richter, que mede a quantidade de energia liberada em cada terremoto.

Intemperismo

O intemperismo, também conhecido como meteorização, é o conjunto de processos mecânicos, químicos e biológicos que ocasionam a desintegração e a decomposição das rochas. A rocha decomposta transforma-se em um material chamado manto ou regolito. No caso da desintegração mecânica (ou física), as rochas podem partir-se sem que sua composição seja alterada. Nos desertos, as variações de temperatura acabam partindo as rochas, assim como nas zonas frias, onde a água se infiltra nas rachaduras das rochas.

Relevo Brasileiro


O Relevo Brasileiro


Classificações

O relevo do Brasil tem formação antiga e atualmente existem várias classificações para o mesmo. Entre elas, destacam-se as dos seguintes professores:

  • Aroldo de Azevedo - esta classificação data de 1940, sendo a mais tradicional. Ela considera principalmente o nível altimétrico para determinar o que é um planalto ou uma planície.
     
  • Aziz Nacib Ab'Saber - criada em 1958, esta classificação despreza o nível altimétrico, priorizando os processos geomorfológicos, ou seja, a erosão e a sedimentação. Assim, o professor considera planalto como uma superfície na qual predomina o processo de desgaste, enquanto planície é considerada uma área de sedimentação.
     
  • Jurandyr Ross - é a classificação mais recente, criada em 1995. Baseia-se no projeto Radambrasil, um levantamento feito entre 1970 e 1985, onde foram tiradas fotos aéreas da superfície do território brasileiro, por meio de um sofisticado radar. Jurandyr também utiliza os processos geomorfológicos para elaborar sua classificação, destacando três formas principais de relevo:
      1) Planaltos
      2) Planícies
      3) Depressões
    Segundo essa classificação, planalto é uma superfície irregular, com altitude acima de 300 metros e produto de erosão. Planície é uma área plana, formada pelo acúmulo recente de sedimentos. Por fim, depressão é uma superfície entre 100 e 500 metros de altitude, com inclinação suave, mais plana que o planalto e formada por processo de erosão. A figura a seguir mostra essa representação do relevo brasileiro.


Relevo

RELEVO


O que é relevo?

O relevo consiste nas formas da superfície do planeta, podendo ser influenciado por agentes internos e externos. Ou seja, é o conjunto das formas da crosta terrestre, manifestando-se desde o fundo dos oceanos até as terras emersas. Entre as principais formas apresentadas pelo relevo terrestre, os quatro tipos principais são:
  • Montanhas
  • Planaltos
  • Planícies
  • Depressões

 

Os agentes modeladores

Os agentes, também conhecidos como "escultores" do relevo, são forças que agiram no decorrer de milhões de anos, formando o relevo terrestre. Clique nos links a seguir para saber mais sobre cada um dos agentes.


O relevo brasileiro

O relevo do Brasil tem formação muito antiga e resulta principalmente de atividades internas do planeta Terra e de vários ciclos climáticos.



quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Climas


A diversidade climática

O Brasil possui uma grande variedade de climas, devido ao seu território extenso (8,5 milhões de km2), à diversidade de formas de relevo, à altitude e dinâmica das correntes e massas de ar. Cerca de 90% do território brasileiro localiza-se entre os trópicos de Câncer e Capricórnio, motivo pelo qual usamos o termo "país tropical". Atravessado na região norte pela Linha do Equador e ao sul pelo Trópico de Capricórnio, a maior parte do Brasil situa-se em zonas de latitudes baixas, nas quais prevalecem os climas quentes e úmidos, com temperaturas médias em torno de 20 ºC.


Os tipos de clima

A classificação de um clima depende de diversos fatores, como a temperatura, a umidade, as massas de ar, a pressão atmosférica, as correntes marítimas e ventos, entre outros. A classificação mais utilizada para os diferentes tipos de clima do Brasil assemelha-se à criada por Arthur Strahler, se baseando na origem, natureza e movimentação das correntes e massas de ar.

Sabe-se que as massas de ar que interferem mais diretamente são a equatorial (continental e atlântica), a tropical (continental e atlântica) e a polar atlântica. Dessa forma, são verificados no país desde climas superúmidos quentes, provenientes das massas equatoriais, como é o caso de grande parte da região Amazônica, até climas semi-áridos muito fortes, próprios do sertão nordestino. Temos então, como principais tipos climáticos brasileiros:
  • Subtropical
  • Semi-árido
  • Equatorial úmido
  • Equatorial semi-úmido
  • Tropical
  • Tropical de altitude

Escolha de um ponto comercial


O sucesso de um negócio está intrinsecamente ligado aos 4P : Produto; Promoção/Divulgação; Preço; Ponto de Venda. Cada um destes factores depende do outro para poder sobreviver. Assim, o desenvolvimento de um produto correcto, uma política de preços competitiva e uma estratégia adequeada de promoção só obterão sucesso se o 4º P - ponto de venda - for tido em consideração. Se considerarmos o ambiente competitivo a que estão actualmente sujeitos os empreendedores, é sem dúvida uma mais valia ter em consideração um ponto comercial adequado para o tipo de negócio.
O fracasso de um determinado negócio pode estar associado ao desconhecimento do mercado onde se insere.
Entende-se por boa localização de um espaço comercial, quando este está inserido numa região onde os ambientes demográficos e de mercado sejam propícios para o desenvolvimento do negócio em causa. Isto é, quando se tem em conta os seguintes factores:
Demografia
Perfil dos habitantes da região em termos de estrutura sócio-económica
Procura do mercado
Conhecer o potencial das pessoas da região para comprarem o que se está a vender
Concorrência
Quem são os seus concorrentes e onde estão localizados
Factores urbanos
Visibilidade do ponto comercial, estrutura viária local, acessibilidade, barreiras geográficas, iluminação, estado de conservação geral e segurança da região, serviços disponíveis ao público na região
Ponto Comercial = PDV
Proximidade em relação à concorrência, facibilidade de memorização da marca em função da visibilidade da mesma, layout e logótipos, posicionamento na via pública, facilidade de estacionamento, custo do imóvel.
Fonte: Barboza, Mõnica de Barros, Lima, Carlos Eduardo. A Cartilha do Ponto Comercial: como escolher o lugar certo para o sucesso do seu negócio. S. Paulo. Clio Editora, 2004.

Aplicações e Práticas


Aplicações Práticas

O Geomarketing permite refinar e adaptar cada secção do Marketing-mix a diferentes segmentos identificados num mapa:
Produto
  • Adaptação da oferta de produtos às características de uma dada zona/segmento de mercado ou da área de influência de um determinado ponto de venda.
Preço
  • Adaptação do preço de produtos consoante a estratégia de vendas para uma dada zona/segmento (aumentar quota de mercado ou aumentar a rentabilidade).
Distribuição
  • Definição de objectivos de venda realísticos e maximizar oportunidades de crescimento em função do grau de atractividade de cada zona/segmento.
  • Optimização do investimento em infra-estruturas (pontos de venda e pontos logísticos) através do estudo da localização ideal desses pontos em função da distribuição geográfica dos clientes e da concorrência.
  • Optimização de rotas de visita a clientes (definir territórios de venda e assistência técnica).
Comunicação
  • Redução dos custos e aumento da eficiência de uma campanha publicitária através de publicidade direccionada e adaptada a uma dada zona/segmento.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Origens e Evolução

O Geomarketing está muitas vezes implícito na estratégia de Marketing de muitas empresas, embora de forma nem sempre premeditada. Desde sempre que as empresas sentiram necessidade em dividir os seus mercados por zonas geográficas, ou seja, empiricamente, as empresas reconhecem a necessidade de lidar de forma distinta Mercados geográficos com diferentes características.

A abordagem mais básica ao Geomarketing e que ainda subsiste na maioria das empresas, é a divisão do Mercado por países ou regiões. No entanto, este tipo de Segmentação geográfica do Mercado é muitas vezes baseada em assumpções pré-concebidas não fundamentadas com dados, ou seja, nem sempre originam uma divisão correcta do Mercado uma vez que uma divisão geográfica correcta do Mercado em segmentos homogéneos nem sempre coincide com as fronteiras físicas ou políticas que normalmente se utilizam para justificar essa divisão.

O reconhecimento de falhas nessa abordagem e o crescente amadurecimento e saturação dos Mercados levou à necessidade de refinamento da Segmentação geográfica a um nível mais micro (Município, Freguesia, Código Postal, e até mesmo morada individual) de forma a melhor explorar o potencial de clientes actuais e aumentar a capacidade de atracção de novos clientes.

Assim, na década de 1950, surgiram os primeiros estudos onde é mencionado o termo Geomarketing, que tinham por objectivo a optimização da escolha da localização de pontos de venda tendo em conta o modo como diversas variáveis do Marketing se distribuíam geograficamente.

A partir da década de 1990, com o desenvolvimento e generalização das tecnologias de Sistemas de Informação Geográfica (SIG), resultantes de uma cada vez maior velocidade e menor custo no processamento e armazenamento de grandes volumes de dados através de computadores e a possibilidade de utilização de mapas de satélite digitais, permitiram ao Geomarketing surgir como ferramenta cada vez mais comum e importante na elaboração da estratégia de Marketing das empresas.

Num futuro próximo, a omnipresença de sistemas que permitem localizar geograficamente cada indivíduo (Internet sem fios, GPS e RFID's) irão permitir a generalização da implementação de estratégias de Geomarketing individualizado, ou seja, definir um Marketing-mix único para cada indivíduo em função do local onde se encontra (Marketing Baseado na Localização), que tenha em conta não só o seu perfil individual mas também os locais que frequenta e os seus padrões de compra.

Conceito do Geomarkting



Geomarketing, ou Marketing Geográfico, é uma abordagem ao Marketing que permite a adaptação do Marketing-mix ao modo como o Mercado se organiza no espaço, ou seja, permite a análise das variáveis relevantes para o Marketing através da visualização desses dados em mapas geográficos.
O Geomarketing permite a uma empresa conhecer melhor o seu Mercado, potenciando melhorias no seu desempenho através da adaptação do Marketing-mix a cada segmento de Mercado identificado e delimitado geograficamente e reconhecer quais os locais de maior potencial de consumo de um produto ou serviço. (ver Segmentação)
A análise de informação de Marketing sob a forma de mapas tem como principal vantagem um aumento substancial de eficácia na tomada de decisões de Marketing, dado possibilitar uma análise mais rápida, intuitiva e prática de informação complexa.
Este aumento de eficácia na análise resulta da maior facilidade com que se visualiza o comportamento e relações entre variáveis, já que as actuais ferramentas de Geomarketing permitem trabalhar com várias camadas de informação em simultâneo e agregar espacialmente dados que normalmente estão dispostos em formatos tabulares separados, onde as relações entre variáveis são menos perceptíveis.
As técnicas de Geomarketing diferenciam-se dos estudos “convencionais” na forma como todos os dados das variáveis em estudo estão relacionados a um respectivo ponto geográfico, dando origem a mapas de informação de Marketing georeferenciada.

Portal MundoGEO

Portal MundoGEO

Serviços


O QUE FAZEMOS:



1 - Correção de base de dados de endereços:
Consiste em qualificação de endereços e padronização por meio de Georeferenciamento baseado em mapas digitais.

2 - Express maps:
Um novo conceito na criação de Mapas que possibilita a materialização do Planejamento Estratégico de sua empresa em mapas temáticos.

3 - Mapas Personalizados:
a) Grandes formatos para impressão gráfica Off-set
b) Formatos digitais como PDF, DWG, Corel Draw,
c) Guias de ruas paginados
d) Mapas Rodoviários
e) Mapas Personalizados com Logotipo de sua empresa

4) Comercialização de Mapas Digitais compatíveis com os seguintes Softwares:
a) Maptitude (CDF/DBD)
b) Map Info (MID/MIF)
c) Arcview / Arc Info (Shape file)
d) AutoCad Map (DXF)
e) Softwares de Logística
5) Comercialização e Upgrade Software Maptitude
6) Tecnologia da Informação:
Através do uso de Geotecnologias, Banco de Dados relacionais e Georeferenciados, desenvolvemos aplicações em ambiente Windows ou WEB. Os serviços vão desde a análise e projetos de sistemas até sua implantação, suporte e manutenção.


7) Geomarketing:
O Geomarketing é uma técnica de estudo de mercado cuja principal característica é a utilização de informações associadas a mapas digitais.
Ele possibilita localizar padrões de comportamento de consumo por atividade ou Região, Bairro, Distrito, Cidade, Meso região ou Estado e definir as áreas de influência de seu negócio.

Com sua utilização é possível responder a questões como:
• Quem são e onde estão nossos clientes?
• Quais desses clientes representam meu potencial de mercado?
• Quem são e onde estão nossos concorrentes?
• Como podemos efetuar mais tarefas em menos tempo?
• Como identificar a melhor área para ações de marketing?
• Como mapear e avaliar a melhor localização para implantação ou expansão de empreendimentos?

8) Logística
Comercializamos softwares de apoio à atividades de Planejamento Estratégico e operacional para atender aos problemas de abastecimento e distribuição. As soluções incluem implantação de sistema de roteirização e Gestão de transportes.

Mapas Impressos Comerciais e Didáticos

9) Comercializamos Mapas Impressos para o departamento Comercial da sua empresa e mapas didáticos para as instituições de ensino da marca Geomapas, que é pioneira no setor de mapas impressos desenvolvendo constantes estudos junto a órgãos oficiais para o aperfeiçoamento e atualização de seus produtos.

Quem Somos

A Brasmapas é uma empresa de capital 100% nacional que desde sua fundação, em 1973, leva para os consumidores produtos de alta qualidade, tecnologia, preço justo e bom atendimento.
O seu objetivo é editar os melhores e mais atualizados mapas e plantas, colocando-os ao alcance de seus clientes, para uso em marketing, logística, vendas, transporte e pesquisa.

Atuamos também na área promocional e mapas para agendas, tanto analógicos como digitais.


Nossa preocupação constante é garantir produtos de qualidade, eficiência no atendimento e disponibilidade do produto com rapidez.

A Brasmapas tem a mais completa linha didática ( pranchas de anatomia, botânica, ecologia, química e mapas históricos e geográficos )
Navegue pelo nosso Blog e encontre o produto que atenda a sua necessidade.

             

Clientes


ALGUNS DE NOSSOS CLIENTES



 Administração Pública: Governo do estado de São Paulo, São Paulo Turismo, Interpol, ECT Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, CET.

 Alimentos: Nestlê do Brasil, Danone, Bungue, Ambev, Schincariol, RedBull, Quaker, Emulzint.

 Automotivo: Scania, Lorene, Volkswagen, Daimler Crysler (MBB), General Motors do Brasil, Toyota, Honda.

 Energia: Petrobrás, Aster Petroleo, Liquigas, SHVGas, Ultragas, Consigas.

 Bancos e Finanças: Bradesco, Banco do Brasil, Banco Itaú S/A, HSBC.

Educação: PUC, SENAI, USP, Universidade Metodista, Colégio Singular, Colégio Objetivo, ARBOS, Pueri Domus, entre outras.

Outros seguimentos: Cimentos Votorantim, Camargo Correa, Unimed Paulistana, Rossi Empreendimentos Imobiliários, Gafisa, Maber.

Entre em contato

Entre em contato conosco e opere o seu negocio com precisão de geoprocessamento .


Nosso grupo é focado em oferecer para o cliente os melhores produtos em geolocalização, o nosso sucesso é o sucesso dos nossos clientes.


Mapas Digitias e Impressos : 




Ligue : 55 (11) 4224-4418
Comercial@infoatlas.com.br





Ligue : 55 (11) 6303-7514
vermapas@vermapas.com.br

segunda-feira, 19 de setembro de 2011



Principal Ferramenta:
O Tropics é um sistema de fácil uso que auxilia a operação das empresas que necessitam aumentar a produtividade na distribuição física ou definição de outros tipos de rotas . 

A partir da relação de clientes a serem atendidos e parâmetros operacionais e dados dos tipos de veículos utilizados, em instantes, obtem-se dos roteiros de entrega ou coleta de cada veículo. 

Com comandos em português, de fácil compreensão, e interface gráfica com mapas, o Tropics pode ser operado sem conhecimentos avançados de informática e sem necessitar de um especialista na área de distribuição. 


Lógica de Otimização
O Tropics define os roteiros de entrega ou coleta, determinando a frota de veículos a ser utilizada, com respectivos horários de atendimento de um conjunto de clientes ou tarefas, minimizando o custo total da operação de distribuição e atendendo às seguintes restrições: 
• Faixa de horário de atendimento; 
• Capacidade de carga cada tipo de veículo em peso, volume e/ou valor; 
• Tamanho de veículo máximo que pode atender cada cliente; 
• Necessidade de equipamentos especiais dos veículos para realizar os atendimentos; 
• Possibilidade e custo de horas extras, duração máxima da jornada e horário de almoço; 
• Tempos de viagem (ou velocidades) por trecho viário e tempos de atendimento (fixo e variável); 
• Interdições viárias; 
• Possibilidade de coleta e entrega simultaneamente. 
A otimização considera as parcelas de custo variável como a distância percorrida, custo horário e custo fixo diário por veículo utilizado, cujos valores unitários podem ser fornecidos pelo usuário, por tipo de veículo. 

Dotado de um avançado e eficiente algoritmo de endereçamento e otimização FlashRouteMR, considerando uma série de parâmetros e todas estas variáveis, o sistema fornece a seqüência de tarefas, itinerário e respectivos horários de atendimento para cada um dos veículos da frota, que resultam em menor custo total. 


Localização Automática de Clientes

O sistema Tropics utiliza mapas de ruas ou rodovias digitais vetoriais que permite, através do endereço (logradouro ou CEP) do ponto de atendimento, mapear seus clientes e centros de distribuição. Para isto é utilizado um eficiente algoritmo de localização espacial do endereço por codificação fonética, eliminando erros de digitação que possam existir. Informações complementares de CEP, bairros e municípios são empregadas para aferir a busca no caso de ambigüidades.

Para facilitar seu uso, o sistema permite a importação de arquivos padrão ASCII, DBF ou conexões diretas com bancos de dados relacionais de outros sistemas, evitando a redigitação.

Para complementar o mapa com novas ruas ou outras informações espaciais, ele permite utilizar Sistema de Informação Geográfica (GIS), poderoso para edição geográfica.


Rede Viária
O sistema utiliza mapas digitais viários vetoriais, podendo considerar sentidos permitidos de tráfego (mão de direção), velocidades por trecho, interrupções e outras restrições de circulação.

Edição de Rotas
As rotas geradas automaticamente pelo roteirizador podem ser editadas manualmente de forma fácil e consistente, possibilitando ajustes finais nas rotas ou definição de rotas já existentes.
Vantagens
O Tropics é um produto totalmente desenvolvido para o mercado nacional, com o objetivo de atender às necessidades de um produto de alta qualidade, porém com preço e requisitos mais compatíveis com a realidade brasileira, em especial no tocante à capacitação de mão-de- obra para sua utilização, custos de implantação e manutenção da sua base de dados.

Além de todas essas vantagens o sistema apresenta uma grande vantagem adicional: por ser um produto que pode ser adequado e personalizado a diferentes realidades e contextos específicos das empresas.

A racionalização da operação de distribuição proporcionada possibilita a redução da frota total alocada, a quilometragem total percorrida, os custos de horas extras pagas às tripulações e melhoria na qualidade e agilidade operacional, aumentando a qualidade dos serviços.

Ainda, o sistema utiliza mapas digitais que são continuamente atualizados. Adicionalmente, o Sistema de Informações Geográfica (GIS) MaptitudeMR, que acompanha o sistema, permite o mapeamento e análise de informações espaciais, com recursos de planejamento e geomarketing. 


Aplicações do Tropics
O Tropics se aplica especialmente no contexto do roteamento e programação em áreas urbanas ou regionais (rodoviários), possibilitando considerar fatores e restrições comumente encontrados nesse ambiente, porém quase nunca tratados manualmente, devido a dificuldade que acarretam na programação.

Alguns exemplos de aplicação:
• entregas domiciliares;
• entregas de bebidas, cigarros, jornais, ou qualquer outro produto;
• fretamento de transporte funcionários;
• coleta e distribuição para atacadistas;
• visitas para assistência técnica, vendedores, etc.;
• transporte de valores;
• distribuição de vendas pela Internet.

Geologística


GEOLOGÍSTICA:


Com o objetivo de diminuir custos e otimizar rotas, é possível utilizar a tecnologia de geoprocessamento em favor de novas definições de área de atuação como por exemplo vendas e distribuição, abertura de novas instalações, aquisição de novos equipamentos e até adequação de equipes de trabalho. 

Nosso serviço inclui pessoal especializado em implantação de softwares, customização para as necessidades do cliente, Treinamento e capacitação além da produção de mapas.

Segmentos do Geomarketing


GEOMARKETING:

Maptitude Versão 6.0

A solução inteligente para os seus negócios

O Maptitude para Windows, produzido pela Caliper Corporation, tem o mais variado conjunto de características e o melhor desempenho de todos os Sistemas de Informações Geográficas (SIG) baseados em PC. Oferece muito mais do que as funções limitadas de sistemas de geração de mapas. O Maptitude apresenta muitas características novas e ampliadas que facilitam a criação e modificação de mapas, análise de dados geográficos e conectividade com as bases de dados de sua empresa. Além disso é o melhor custo benefício do mercado. Com o Maptitude é possível:

• Criar mapas atraentes e informativos;
• Criar relatórios e apresentações com mapas que mostram claramente a sua informação;
• Identificar comportamentos geográficos, difíceis de notar em bases de dados e planilhas;
• Responder perguntas geográficas relativas a seus negócios;
• Compartilhar dados geográficos com seu grupo de trabalho, departamento ou organização.

A Maneira Mais Fácil de Fazer Mapas

Bastam poucos comandos para que a tecnologia automatizada MapWizard facilite a criação de diversos tipos de mapas, destacando a informação que lhe interessa, como mapas em cores, em padrões de preenchimento e linhas, mapas de densidade de pontos, ou de símbolos em escala.
Produz, ainda, mapas que integram gráficos de pizza e de barras, além de produzir visualização tridimensional de relevo e outras informações georeferenciadas.
Pode-se escolher entre uma ampla seleção de cores, padrões e símbolos para dar um maior realce às apresentações, e utilizar ferramentas de desenho e edição para que o mapa ajuste- se às suas necessidades.
O Maptitude oferece um grande conjunto de opções para acabamentos de mapas com sombreamento de fundo, preenchimento transparente de áreas, emblemas de rodovias, textos em curvas, rótulos manuais e automáticos, ruas de mão única e muito mais.
As ferramentas de desenho ajudam a desenhar e criar apresentações profissionais que combinam os resultados das análises numa imagem expressiva. Também, pode-se copiar e colorir mapas, gráficos, tabelas e desenhos em documentos, planilhas e programa de apresentação. Também, pode se salvar mapas em formato de imagem para ser utilizado em páginas da Web.

Elaboração de Mapas Com Seus Dados

Como o Maptitude é um produto aberto, ele permite ao usuário criar mapas com seus dados. O Maptitude lê diretamente planilhas eletrônicas do Excel, Oracle, arquivos dBase/FoxPro/X- base, texto e binário. Pode, também acessar dados de qualquer fonte que admita o padrão ODBC, como Access, MS-SQL Server, SyBase, Paradox, Interbase, Informix, DB2 e outros. Pode-se vincular dados de uma tabela a elementos do mapa ou localizar dados em um mapa utilizando seu endereço. Em poucos passos, pode-se utilizar dados próprios para codificar em cores as áreas de distribuição ou de vendas, mostrar a posição dos clientes, ou rotular elementos do mapa.

O Maptitude importa e exporta praticamente todos os formatos de dados geográficos: AutoCAD DXF, Arc/Info, MapInfo MIF/MID, ArcView, Atlas GIS, Intergraph DGN e outros, além de acessar diretamente dados em formato Shapefile, MapInfo e Oracle SDO (Open Gis). Também o sistema oferece recursos avançados de edição geográfica que permite a criação e digitalização de novos mapas.

Respostas Rápidas a Questões Geográficas

Quais são as áreas com maior densidade populacional? Quanta gente mora a um quilômetro de determinada localidade? Quantas propriedades similares existem na vizinhança? Qual o itinerário mais curto para a entrega de mercadoria? O Maptitude responde estas e a muitas outras perguntas.

O Maptitude facilita a compreensão de tendências, avalia ocorrências geográficas. Permite análises de localização através de geração de bandas (áreas de entorno), sobreposição de áreas, medidas de distância e ferramentas de seleção de elementos. Também, define itinerários otimizados, através de ferramenta de roteirização disponível, que mostra melhores rotas, itinerários, extensão de percurso, usando menor distância ou tempo entre dois ou mais pontos. Pode-se integrar estatísticas sócio-econômicas e dados censitários aos seus dados para identificar características geográficas que afetam suas atividades. Você se surpreenderá com a velocidade de resposta no apoio às tomadas de decisões, utilizando esta ferramenta SIG, de fácil uso.

Compartilhar Informações

O Maptitude possibilita compartilhar informações eficientemente. É possível trabalhar com bases de dados geográficas em ambiente multiusuário, e conectar-se a fontes de dados em rede, utilizando ferramentas cliente-servidor. O formato compacto de dados geográficos reduz tanto a necessidade de armazenamento como o tráfego pela rede, o que faz o trabalho multiusuário com Maptitude mais prático.
O Maptitude roda em ambientes Windows 95/98/Me/XP e Windows NT/2000 e pode ser instalado localmente ou em rede. Os usuários da rede podem compartilhar dados geográficos e beneficiar-se com a análise geográfica e a possibilidade de realizar mapas em suas próprias estações de trabalho.

Plataforma para o Desenvolvimento de Aplicações

O pacote de desenvolvimento de aplicações GisDK (GIS Developer's Kit) é um conjunto de ferramentas que acompanha o Maptitude e que lhe permite criar macros, acessórios (add- ins) e aplicações personalizadas baseadas no Maptitude. Também, pode ser utilizada para criar sistemas integrados que compartilham dados entre diferentes aplicações no ambiente de rede. O GisDK apóia a interface entre sistemas utilizando a intercomunicação entre aplicações OLE e DDE (Intercâmbio Dinâmico de Dados).

Aplicações do Maptitude

• Marketing e Vendas (Geomarketing)• Administração de Meio Ambiente• Cartografia
• Pesquisa de MercadoEngenhariaPublicações de Dados
• Vendas no Varejo;• Segurança Pública• Saúde Pública
• Empresas ImobiliáriasSeguros• Planejamento Urbano e Rural
• Estudos de Localização• Administração de Estabelecimentos• Educação
Demografia• Obras Públicas• Telecomunicações e Serviços de Emergências
• Planejamento Comunitário• Redistribuição Urbana• Serviços de Apoio à Decisão
Serviços ao Usuário
A INFOATLAS provê um amplo programa de assistência técnica, capacitação e serviços de customização do aplicativo para garantir o êxito das suas aplicações. A INFOATLAS oferece cursos de treinamento em seu Centro de Treinamento ou nas instalações do cliente. Nossos cursos podem ser personalizados às necessidades específicas do cliente ou grupo de usuários.

A INFOATLAS oferece ainda uma ampla gama de serviços de implementação de sistemas georeferenciados. Nossos profissionais buscarão atender e avaliar quanto às suas necessidades específicas de dados, bem como o desenvolvimento de base de dados e modelagem analítica. Além disso, a INFOATLAS oferece os serviços de desenvolvimento de aplicações personalizadas e serviços de desenvolvimento de páginas Web ( Maptitude for the Web).
Funcionalidades Extras:

Curvas de Nível

Crie isolinhas, gráficos de perfil, e modelagem tridimensional de terrenos.

Gráficos e Mapas de Prismas

Produza representações expressivas de dados em mapas de prisma 3D e outros tipos de gráficos. 

Interface para GPS

Rastreie a localização de sua frota e crie novas bases com a interface GPS embutida.  
Definições Automáticas de Áreas
Junte Áreas para criar novos distritos ou defina áreas a partir das divisões de ruas. 

Localizador de Mapas

Caixa de Ferramentas que inicia a posição da janela do mapa atual, e oferece um modo simples de mudar a posição do mapa. Basta desenhar um retângulo ou apontar sobre localizador de mapas para mudar o centro ou escala do mapa. 

Vínculos Multimídia

Vínculos para imagens, vídeos, seqüência de imagens, sons e outros documentos.  
Mapas de Baixo Custo para a Web

Gere mapas como imagens JPEG para publicar no seu site Web, e ofereça a seus usuários a facilidade de realizar mapas e utilizar GIS na Internet utilizando o Maptitude for the Web .  
Outros Recursos
 
• Acesso direto a dados geográficos em formato Oracle SDO (OpenGis), Shapefile e MapInfo e tabelas de bancos de dados externos. 
• Recursos de visualização em 3 dimensões, com representação de relevo ou outros atributos de forma fácil e intuitiva.
• Amplas facilidades de edição geográfica para produção cartográfica.
• Ferramentas para gerenciamento de Metadados e catálogo de bases geográficas.
• Inclui o poderoso pacote GisDK para desenvolvimento de aplicações totalmente customizadas, aplicativos complementares (add-ins) e integração com outros sistemas.